Skip to content

“Fotos da Nasa mostram “arte” na superfície marciana”

07,segUTC308UTC11bMon, 05 Nov 2007 03:50:30 +00002007 2007.

   EUA – Há quase quatro décadas, sondas espaciais e robôs exploradores têm enviado imagens de Marte, fornecendo aos cientistas informações sobre o clima e a formação geológica do planeta vermelho. Mas além de dados científicos, as imagens fornecem aspectos curiosos sobre a atmosfera marciana.

A Nasa montou uma galeria de fotos selecionadas por cientistas de renome, artistas profissionais, fotógrafos radioamadores e editores fotográficos. Imagens de todas as missões desde a pioneira Viking, lançada em 1975, fazem parte da coleção. Muitas delas continuam chegando, enviadas pelos robôs Spirit e Opportunity.
Exploradores.  O radioamador carioca ZZ1KGW Porfirio, depois que conheceu e trocou contatos com  o astronauta e também radioamador brasileiro Marcos Pontes, passou a contribuir bastante sobre o assunto ajudando a divulgar os fenômenos da natureza.

Lançados respectivamente em 10 de junho e 7 de julho de 2003, os robôs Spirit e Oppportunity pousaram em lados diferentes de Marte com o objetivo de obter pistas sobre sua formação geológica e suas condições climáticas. A idéia principal dos cientistas da Nasa era (e ainda é) verificar se há possibilidade de habitar o planeta.

Como são movidos a energia solar, a Nasa decidiu, ainda em 2004, estender a missão dos robôs gêmeos depois de verificar sua boa ” saúde“. Até agora, o Spirit já rodou 7,23 km entre colinas e crateras rochosas e enviou mais de 102 mil imagens. Já o seu “irmão” Opportunity rodou 11,57 km e enviou mais de 94 mil imagens ao

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: