Skip to content

07,sábUTC327UTC11bSat, 24 Nov 2007 08:32:59 +00002007 2007.

imagesji1.jpgSanta Teresa recebe o primeiro bonde restaurado neste sábado  
                                                                                                                 por: Porfirio.
Rio – O primeiro bonde inteiramente restaurado está de volta aos trilhos do bairro mais charmoso da cidade. Neste sábado, dia 24 de novembro, a Secretaria de Transportes e a empresa T’TRANS, responsável pela restauração, vão entregar à Santa Teresa o primeiro de oito bondes que foram levados para a reforma, em Três Rios.  O bonde novo chegará à Santa Teresa numa carreta de 17 metros de comprimento e contará com a ajuda de um trator e cabo de aço para ser recolocado nos trilhos. A carreta estará estacionada no início da rua Joaquim Murtinho.  
 
Em seguida, o bondinho será puxado até a oficina do sistema, na rua Carlos Brandt, no Largo dos Guimarães, onde receberá os últimos ajustes. Durante os próximos vinte dias, o bonde reformado circulará apenas para teste, o que vai garantir a segurança das viagens. Apesar de manter o estilo que remete ao Rio antigo, o novo bonde é, na verdade, um veículo arrojado e moderno, com plataforma de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Esse tipo de carro possuiu motor mais potente e consume 40% menos energia.
Com suspensão nova e moderno sistema de freio a disco, a viagem para os milhares de passageiros que utilizam o transporte mais charmoso da cidade vai ficar mais segura e confortável. Para manter a características originais do bonde, uma vez que ele é tombado pelo INEPAC, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, a empresa vencedora da licitação internacional desmontou peça por peça restaurando o visual da carroceria e aplicando a mais alta tecnologia no sistema de tração e frenagem.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: