Skip to content

“GRANDE HAROLDO”

07,segUTC62UTC03bMon, 03 Mar 2008 09:59:44 +00002008 2007.

Haroldo de Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Haroldo de Andrade Silva, (Curitiba, 1 de maio de 1934Rio de Janeiro, 1 de março de 2008) foi um empresário e radialista brasileiro.

[editar] Carreira

Haroldo Andrade trabalhou inicialmente como office-boy em Curitiba. Ainda jovem, atuou em serviços de alto-falantes da capital paranaense.

Sempre que podia, Haroldo ia aos estúdios do Serviço de Alto-Falantes Iguaçu, na Praça Tiradentes, onde era locutor o Vicente Mickosz, com quem fez amizade. Após adquirir experiência nos serviços de alto-falantes, conseguiu ingressar na Rádio Clube Paranaense, onde atuou como locutor.

Haroldo de Andrade apresentava na Rádio Clube o “Grande Programa RCA Victor”, composto de músicas clássicas e líricas.

Na década de 50, começou a trabalhar na Rádio Mauá do Rio de Janeiro, onde alcançou o sucesso. Na emissora, Haroldo lançou o Musifone, o primeiro programa interativo do rádio brasileiro. A atração logo alcançou o primeiro lugar na audiência. Haroldo também trabalhou nas emissoras TV Excelsior, TV Tupi e na TV Globo.

Marcou gerações de ouvintes cariocas com o seu programa matinal na Rádio Globo, que o demitiu em julho de 2002, sem que ele pudesse se despedir de seu público. A razão da demissão foi o fato de Haroldo não concordar que seu programa fosse transmitido em rede nacional de rádio.

Segundo informa o site Preserve o Rádio AM, Haroldo de Andrade recebeu o prêmio de Melhor Programa da América Latina em 1977, no 10º Fórum Internacional de Programação de Rádio. No mesmo ano, a Billboard apontou Haroldo de Andrade como a “Maior Personalidade no Ar”. Na comemoração dos 30 anos de liderança na Rádio Globo, Haroldo ganhou uma placa comemorativa do Ibope pelo recorde nacional de audiência.

Após sua saída da Rádio Globo, vendeu sua empresa de marketing e resolveu fundar a sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade. Inaugurada em novembro de 2005, a Rádio logo conquistou uma posição de destaque no ranking das emissoras AM no Rio de Janeiro.

A partir de 2007, diversos problemas de saúde obrigaram Haroldo de Andrade a se afastar dos microfones. Após um breve retorno ainda naquele ano, a necessidade da colocação de um marcapasso e problemas decorrentes da diabetes o fizeram encerrar definitivamente a carreira de radialista.

Haroldo de Andrade faleceu no dia 1º de março de 2008, às 15 horas, vítma de complicações decorrentes do diabetes e de problemas renais. Atualmente, seu filho mais velho Haroldo Júnior dirige a programação da emissora, enquanto seu irmão Wilson Andrade, além de ser diretor administrativo da rádio, também apresenta o Programa Haroldo de Andrade. Haroldo deixou oito filhos.

[editar] Ligações externas

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: